top of page

ARTIGO | And #Oscars goes to... #Conclave

Dirigido por Edward Berger, o filme adaptado do best-seller do autor inglês Robert Harris, que retrata um dos eventos mais secretos do mundo: a escolha de um novo Papa. A produção segue em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.



Uma categoria do Oscar muito disputada e entregue desde a primeira edição do prêmio em 1929, além de muito esperada pelos amantes da boa literatura, é por Roteiro Adaptado. Os leitores vorazes aguardam ansiosamente pelos indicados e vencedores, já que muitas produções cinematográficas são baseadas em livros.


No último domingo, dia 2, houve a cerimônia de premiação da 97ª edição do tão esperado Oscar, que consagrou merecidamente Conclave como a melhor adaptação. O longa foi dirigido por Edward Berger e teve roteiro assinado por Peter Straughan, vencedor na categoria e responsável pela adaptação a partir do livro homônimo do autor inglês Robert Harris, publicado originalmente em 2016 e lançado no Brasil em 2020 pela editora Alfaguara.


A trama acompanha o Cardeal Lawrence (Ralph Fiennes), que se vê a contragosto encarregado de coordenar a eleição do novo líder da Igreja, após a morte inesperada do antigo Sumo Pontífice. Para sua surpresa, porém, sua tarefa é ainda mais complicada do que apenas equilibrar seu luto pessoal com sua preocupação em garantir a lisura durante todo o processo. De repente, Lawrence se vê no meio de uma rede de segredos e conspirações, que ameaça sua fé e os próprios alicerces da Igreja.


Tanto o livro quanto o filme têm forte intensidade em 72 horas no Vaticano, onde o autor traça um retrato fiel de como se escolhe um novo Papa. O evento é uma das maiores coberturas mundiais de jornalismo e que por ironia, acontece no menor país do mundo.



Após receber o prêmio, Peter Straughan, roteirista responsável pela adaptação, disse o seguinte em coletiva da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas: "É surreal para mim estar aqui agora segurando um Oscar." Ao ser questionado sobre um possível Conclave nos próximos meses, visto o estado de saúde do Papa Francisco estar abalada, Berger vê esses pensamentos como uma piada de mal gosto e devemos torcer pela recuperação do líder religioso e encerrou a resposta desejando melhoras e uma boa recuperação de Francisco.

 

O livro Conclave está disponível para compra na AMAZON e continua em exibição nos cinemas brasileiros, inclusive no Cinesystem do Shopping Bourbon São Paulo, com quem o Blog Vida de Escritor é parceiro. E nossos leitores têm R$ 10,00 de desconto na compra do seu ingresso. Basta inserir o cupom ELIAQUIM na página do cinema no site do ingresso.com.


Assista ao trailer de Conclave:


Abraços Literários,


Comments


bottom of page