Maria Clara Gueiros e Luccas Papp vivem mãe e filho em espetáculo calcado no realismo fantástico
O Falcão Vingador é a terceira parceria entre Luccas Papp e Ricardo Grasson,
ambos também uniram direção, dramaturgia e atuação nos espetáculos O Ovo de Ouro
e A Bicicleta de Papel. A montagem é um “épico intimista”, no qual fantasia e realidade
são dois lados de uma mesma moeda.
O sonho de voar do homem e a expectativa dos pais diante dos filhos povoam O Falcão Vingador, tragicomédia de Luccas Papp ao lado de Maria Clara Gueiros, no Teatro Nair Bello. A montagem ganha contornos focados no realismo fantástico comdireção de Ricardo Grasson e a temporada vai até 28 de agosto com sessões sextas e sábados, às 21h; e domingos às 19h.
A trama se passa no topo do precipício mais alto da pequena cidade de “Ferradura”. Lúcia, uma mulher de meia-idade de comportamento espalhafatoso, chega no local com seu filho Victor. O tímido rapaz tem apenas uma missão naquele momento: saltar da montanha com uma asa de pano nas costas projetada duas décadas antes. Seu objetivo é provar ao povo que seu falecido pai e idealizador da missão era um gênio e não um suicida. Lúcia está extasiada com esse evento, mas o garoto parece se sentir pequeno para o fardo que lhe foi dado para carregar.
“O realismo fantástico guia todo o espetáculo e vai se tornar uma fábula sobre sonhos, grandeza e a busca desenfreada pela glória. Tem uma atmosfera meio Tim Burton, Guillermo del Toro com tonalidades de Federico Felini, que atinge muito mais a plateia do que um realismo. Cada um acaba criando suas leituras e interpretações, existem muitas camadas. É uma história sensível e potente de uma mãe que joga todas as suas projeções em cima do filho; é uma metáfora de como os pais criam um plano de voo completo para o filho sem deixar eles voarem pelas próprias asas”, conta Grasson.
Luccas Papp fala dos detalhes que compõem a dramaturgia. “A forma manipulada como o garoto foi criado evidencia uma temática fundamental presente no enredo da obra: a projeção de sonhos dos pais em seus filhos. Na sociedade contemporânea, ainda existe uma certa idealização de como o filho deve ser e como se realizar. O espetáculo é sobre a busca pela liberdade e o texto tem essencialmente uma beleza poética com dois personagens que vão progredindo e se modificando”.
O Falcão Vingador é a terceira parceria entre Papp e Grasson, ambos também uniram direção, dramaturgia e atuação nos espetáculos O Ovo de Ouro que retratava a figura do Sonderkommando nos crematórios dos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial; e A Bicicleta de Papelque mostrava uma história sobre amizade e a busca por alguma esperança após o trauma da perda.
Siga o instagram do espetáculo: @ofalcaovingador
Serviço:
Local: Teatro Nair Bello
Shopping Frei Caneca – 3º Piso
Rua Frei Caneca, 569 – Consolação – SP.
Temporada: De 15 de julho a 28 de agosto.
Sextas e Sábados, às 21h; e Domingos às 19h.
Duração: 80 minutos.
Classificação indicativa: 10 anos.
Abraços Literários,
コメント