O dia mundial do livro é uma data definida pela Unesco em 1995. E teve como principal defesa de escolha a data de morte de três célebres autores: Miguel de Cervantes, escritor espanhol que escreveu Dom Quixote, Inca Garcilaso de la Vega, pai da literatura peruana e William Shakespeare, nascido na Inglaterra e autor de diversos clássicos, entre eles Hamlet e Romeu e Julieta.
Uma curiosidade sobre essa data, vem da terra de Cervantes, intitulada como "Uma rosa e um livro", os namorados no dia de hoje dão de presente para as suas amadas um lindo botão da flor dos apaixonados e em retribuição elas dão um livro para o seu grande amor.
Esse costume foi celebrado pela primeira vez no reinado de Alfonso XIII em 1926, no país europeu e hoje já é uma cultura própria do país.
Hoje em dia, as próprias livrarias do país tem o costume de entregar uma rosa para cada livro vendido no dia 23 de abril, devido ao dia do livro e essa tradição.
Devido a pandemia mundial, esse dia não poderá ser celebrado, mas envie uma rosa virtual para alguém amado por você, seja por e-mail, whatsapp, ou outra rede social e indique alguma leitura para esse amado(a).
Por Eliaquim Batista
Livros citados:
Comentarios