top of page
Buscar
Foto do escritorBlog Vida de Escritor

Jovem em Destaque | RAFAEL SANCHES | Violinista

Jovem de Santa Bárbara do Oeste ganha o mundo e no fim do ano passado foi o vencedor do Prêmio Ernani de Almeida Machado


Créditos: Acervo pessoal


Rafael Sanches venceu a maior premiação concedida até hoje no Brasil a um jovem musicista, uma bolsa de R$ 100 mil reais para estudar no exterior. O Prêmio Ernani de Almeida Machado, está em sua décima primeira edição e é promovido por Santa Marcelina Cultura e Machado Meyer Advogados.


Nascido em Santa Bárbara do Oeste (SP), nosso jovem em destaque já recebeu reconhecimentos internacionais e ensaia no mínimo quatro horas por dia seu instrumento, o violino.


Siga o Rafael Sanches no Instagram: @ra.fael_sanches


Vamos conferir agora o bate-papo com o Rafael:


ELIAQUIM BATISTA: Como a música entrou em sua vida, em especial a música clássica?

RAFAEL SANCHES: Tive contato com a música clássica através dos meus pais, que gostam bastante e sempre me levavam a concertos.


ELIAQUIM BATISTA: Você toca na Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, ligado à EMESP Tom Jobim, escola referência no ensino brasileiro de música. Como você chegou até a instituição e como entrou na orquestra?

RAFAEL SANCHES: Eu já estudava no Conservatório de Tatuí e então prestei a prova para ingressar na Orquestra Jovem e deu tudo certo.


ELIAQUIM BATISTA: Você acaba de ganhar o Prêmio Ernani de Almeida Mchado, essa que é a maior premiação para um jovem musicista. Você esperava ser o vencedor? E qual foi sua reação com o anúncio?

RAFAEL SANCHES: Eu tenho me dedicado muito ao estudo da música, que é a minha grande paixão. Então, acredito que seja o resultado de todo esse trabalho ao longo desses anos. Eu fiquei muito emocionado com o resultado e quase não acreditei.



ELIAQUIM BATISTA: E esta foi sua primeira premiação em um concurso?

RAFAEL SANCHES: Não, esta não é a minha primeira premiação. Já fui vencedor em alguns Concursos de Jovens Solistas, do Concurso de Kadenzas (Mozarteum) e também do Concurso Solo Competition da University of New Mexico Summer Music Institute nos EUA.


ELIAQUIM BATISTA: Como premiação, você recebeu R$ 100 mil para estudar no exterior. Já sabe onde deseja fazer este intercâmbio?

RAFAEL SANCHES: Estou em contato com alguns professores, em especial, na Alemanha, Áustria e Estados Unidos


ELIAQUIM BATISTA: Uma curiosidade: Para chegar onde chegou, você deve estudar muito. Quantas horas por dia você se dedica ao violino? E é na música que pretende seguir sua carreira profissional?

RAFAEL SANCHES: Eu costumo estudar de 4 a 6 horas diariamente. Quanto à carreira profissional, com certeza quero seguir a diante, meu sonho é um dia, poder sensibilizar e emocionar as pessoas através da minha música.


Saiba um pouco mais sobre nosso Jovem em Destaque:

Créditos: Acervo pessoal


Rafael Sanches tem 18 anos e iniciou seus estudos de violino na igreja, aos 6 anos de idade. Aos 9, ingressou no Conservatório de Tatuí. Aos 13 anos atuou como solista junto à Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí, e aos 14 junto à Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Aos 15 anos, Rafael ficou em 1° lugar no concurso Solo Competition, na Universidade do Novo Mexico – Albuquerque - EUA.

Em 2020 ingressou na Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, onde atua como Spalla. Nesta Orquestra, foi vencedor dos concursos Jovens Solistas, nas edições de 2021 e 2022, tocando o Concerto para violino de Tchaikovsky e a Tzigane de Ravel.

O jovem ainda foi um dos ganhadores do Prêmio Ernani de Almeida Machado (2021), na categoria de Aquisição de Instrumentos e Aprimoramento. No mesmo ano, foi um dos vencedores do concurso de Kadenzas, organizado pela associação Mozarteum e, em 2022, vencedor do Prêmio Ernani de Almeida Machado.

Atualmente é aluno do professor Cláudio Micheletti.


Siga o Rafael Sanches no Instagram: @ra.fael_sanches


Abraços Literários,


Comments


bottom of page