Courtney Novak é o nome da influenciadora estadunidense que fez nosso grande Machado de Assis viralizar nas mídias sociais do mundo inteiro e chegar ao topo de uma das categorias da Amazon EUA. No vídeo postado em sua conta no Tiktok, ela disse que Memórias Póstumas de Brás Cubas é o melhor livro já escrito de toda a história!
Agora, Novak acaba de anunciar que começou a leitura de Dom Casmurro, outro clássico do Bruxo do Cosme Velho. De forma descontraída, a booktoker comenta que nos inveja, pois somos felizardos em ter um debate literário entre nossos clássicos. Vai dizer que você nunca perguntou para alguém "Capitu traiu ou não Bentinho???".
Confira agora a lista de algumas dicas literárias laçadas recentemente:
Uma ficção científica brasileira, ambientada numa Curitiba distópica e futurista, com direito a perseguições em carros voadores, saltos de topos de prédio, visões pixeladas e comandos mentais capazes de abrir um chat de voz. O país está nas mãos de conservadores, fanáticos religiosos e a brutalidade contra quem está à margem do sistema é apoiada por grande parte da população intolerante. Movida por muita ação e cheia de elementos queer, a distopia foi vencedora do prêmio Jabuti em 2022, na categoria Romance de Entretenimento. Agora esta trama eletrizante e repleta de pautas sociais chega às lojas em nova edição, com um epílogo inédito.
Gênero: Distopia | 272 páginas | Adquira seu exemplar
A obra aborda o processo de amadurecimento de uma personagem marcada pela solidão infantil de quem cresceu sem ter mãe e pai. Sob a perspectiva de uma menina de catorze anos criada pela avó, sexualidade, prostituição, religião e morte se mesclam a uma história familiar complexa e cheia de segredos que a personagem precisa desvendar para crescer. Esse silêncio que a protagonista se vê obrigada a confrontar esconde um passado formado por mulheres afetadas pelo machismo e pela hipocrisia. É na busca por sua origem que Catarina começa a traçar um caminho só seu.
Gênero: Romance | 184 páginas | Adquira seu exemplar
Cassie é uma artista excêntrica que precisa encontrar um lugar barato para morar. Frederick Fitzwilliam dorme durante o dia, passa a noite fora e fala como se tivesse saído de um romance de época. O caminho dos dois se cruza quando Frederick põe para alugar um quarto do seu belo apartamento por um preço baixo demais para ser verdade.
Recheado de referências divertidas à cultura pop e com uma química de tirar o fôlego entre os protagonistas, Morando com um vampiro é uma comédia romântica divertida e cativante que vai conquistar os fãs do gênero.
Gênero: Romance | 304 páginas | Adquira seu exemplar
Vivian é uma típica jovem da periferia brasileira: batalhadora, estudiosa, sonhadora e resiliente. No entanto, sua vida se complica ainda mais quando precisa lidar não só com os desafios do cotidiano, mas também com os sentimentos conflitantes que ainda nutre pelo ex-namorado, Vinícius – especialmente quando ele se envolve em um acidente de moto e a família da moça decide acolhê-lo em casa durante a recuperação.
É no subúrbio do Rio de Janeiro que a protagonista vive ao lado de quatro mulheres fortes e unidas: a mãe, a avó, a irmã e a sobrinha. Porém, com a chegada de Vinícius, o cotidiano da protagonista vira de cabeça para baixo, desafiando-a a enfrentar questões do passado. Mas essa reaproximação dos dois será capaz de reascender a paixão entre eles?
Gênero: Romance | 244 páginas | Adquira seu exemplar
Um romance comovente que mescla prosa e mangá, centrado no amadurecimento de Yūki Hara Jones, uma jovem de ascendência japonesa criada no Reino Unido. Com dificuldades na escola, a adolescente decide viajar para o Japão para ficar com seu amado avô na costa de Fukushima. No entanto, sua chegada coincide com os eventos catastróficos do terremoto, tsunami e desastre de radiação que atingiram o leste do Japão em março de 2011.
Para encontrar uma maneira não apenas de sobreviver, mas de reaprender a viver, Yūki usa os poderes da própria imaginação, buscando forças em um amigo improvável e em sua paixão pela arte. Inspirado em fatos reais, o livro é um testemunho do poder de contar histórias e da importância do patrimônio cultural na compreensão de si mesmo e na superação das adversidades.
Gênero: Romance | 304 páginas | Adquira seu exemplar
Está em cartaz nos principais cinemas do país, o longa cearense "A filha do palhaço". Filme ganhador de diversos festivais como a Mostra de Cinema de Gostoso e de Tiradentes. Logo no início da trama, o espectador conhece Joana (Lis Sutter), uma adolescente que vai passar alguns dias na casa de seu pai, Renato (Demick Lopes), um humorista que faz shows para turistas de Fortaleza.
Ambos passam por grandes embates na vida: A filha deseja conhecer o seu pai ausente, mas ele não está preparado para mostrar à filha sua verdadeira identidade, a não ser a de sua personagem, a divertida Silvanelly. Mas quem de fato tem algo a revelar ao outro?
Um filme sensível sobre relações familiares e revela que apresentar quem realmente somos é libertador, ainda mais para quem amamos. Com censura de 16 anos, a direção é de Pedro Diogenes.
Confira aqui o trailer do longa e assista A Filha do Palhaço nos principais cinemas:
Abraços Literários,
Comments